domingo, 16 de fevereiro de 2014

A FORMAÇÃO CONTINUADA SUSCITANDO PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA!!!

Mais uma vez compreendemos o significado e amplitude do estudo pois ao  fazermos  a leitura da unidade 18, percebemos a importância  e contribuição dos PCN’s que orienta para as competências e valores  que devem permear todo e qualquer conteúdo didático, desde o respeito às diversas culturas, suas origens e a colaboração que cada um de nós deve favorecer na inserção de tantos discriminados pela cor, origem, entre outros. Não é à toa que os PCN’s colocam como objetivo geral, a importância de trabalhar cooperativamente, de respeitar o modo de pensar dos colegas.
 No texto de referência mais uma vez Ubiratan D’Ambrosio, vem nos lembrar que:  ...  “ sabe muito de matemática, mais ainda de humanidade.”  Lembra também em seu artigo, que uma boa matemática que seja significativa e atualizada, desde o uso de uma simples calculadora com objetivos práticos, fica censurada em nome  dos conteúdo programáticos que obedecem a um currículo obsoleto.      Nos diz que a etnomatemática privilegia o raciocino qualitativo que resulta no indivíduo que reconhece e valoriza sua cultura e respeita a do seus pares, e esse respeito ajuda no crescimento do conhecimento tanto científico quanto humano. E assim cabe a nós enquanto agentes de transformação possibilitar instrumentos comunicativos,  analíticos para que possam viver com a capacidade de criticar construtivamente   numa sociedade multicultural e impregnada de tecnologia ; e finaliza refletindo que a etnomatemática é um caminho para uma educação renovada ,comprometida que favoreça atitudes de cooperação e  paz oportunizando um mundo melhor!       
 E assim encerramos 2013 estudando, se confraternizando, visando um 2014 pleno de ousadia nos estudos e iniciativa de cada um que a partir desses estudos tem a consciência de fazer uma matemática que faça a diferença conquistando os educandos no desafio de aprender a aprender!
Abraços de todos que fazem o Gestar ii em Saloá-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário