Mais uma vez compreendemos o significado e amplitude do estudo pois ao fazermos a leitura da unidade 18, percebemos a importância e contribuição dos PCN’s que orienta para as competências e valores que devem permear todo e qualquer conteúdo didático, desde o respeito às diversas culturas, suas origens e a colaboração que cada um de nós deve favorecer na inserção de tantos discriminados pela cor, origem, entre outros. Não é à toa que os PCN’s colocam como objetivo geral, a importância de trabalhar cooperativamente, de respeitar o modo de pensar dos colegas.
No texto de referência mais uma vez Ubiratan D’Ambrosio, vem nos lembrar que: ... “ sabe muito de matemática, mais ainda de humanidade.” Lembra também em seu artigo, que uma boa matemática que seja significativa e atualizada, desde o uso de uma simples calculadora com objetivos práticos, fica censurada em nome dos conteúdo programáticos que obedecem a um currículo obsoleto. Nos diz que a etnomatemática privilegia o raciocino qualitativo que resulta no indivíduo que reconhece e valoriza sua cultura e respeita a do seus pares, e esse respeito ajuda no crescimento do conhecimento tanto científico quanto humano. E assim cabe a nós enquanto agentes de transformação possibilitar instrumentos comunicativos, analíticos para que possam viver com a capacidade de criticar construtivamente numa sociedade multicultural e impregnada de tecnologia ; e finaliza refletindo que a etnomatemática é um caminho para uma educação renovada ,comprometida que favoreça atitudes de cooperação e paz oportunizando um mundo melhor!
E assim encerramos 2013 estudando, se confraternizando, visando um 2014 pleno de ousadia nos estudos e iniciativa de cada um que a partir desses estudos tem a consciência de fazer uma matemática que faça a diferença conquistando os educandos no desafio de aprender a aprender!
Abraços de todos que fazem o Gestar ii em Saloá-PE
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