“ ... aprendi muito de Matemática, mas sobretudo de humanidade.” Ubiratan D’Ambrosio
É partindo dessa citação que inicio a adesão a
proposta da Formação Continuada do Gestar II; porque um professor deixa sua
semana de recesso, viaja quase 6 horas para estudar ? E eu lhe respondo: pela
possibilidade de tornar, colaborar ,disseminar a ideia de que é possível
trabalhar a matemática de forma contextualizada e significativa e foi assim que
aderimos a proposta e incentivadas pela secretaria de educação , passamos de 22
a 26 de julho de 2013 estudando e refletindo sobre matemática e ao voltarmos pra
nossa cidade participamos da abertura do II semestre, fazendo a Aula Inaugural
do Gestar II no dia 01/02 de agosto na cidade de Saloá-PE estivemos reunidos
direção, coordenação, professores de todas as áreas do 6º ao 9º anos e demais
membros que compõe a comunidade escolar, das escolas municipais São Vicente e
Manoel Tiago Mendes , ambas atendem ao ensino fundamental I e II e a este grupo foi feita a apresentação do
Programa de Formação Continuada em
Serviço - Gestar II
No primeiro momento foi apresentado no data show como
Gestar vem colaborar com o processo de ensino aprendizagem e a seguir todos
foram convocados para uma leitura partilhada do Guia Geral e intercalado a essa
leitura o grupo respondia aos questionamentos feitos por esse material ,foi
muito interessante que após os questionamentos, curiosidades e criticas feitas
por alguns , logo em seguida continuando a leitura vimos que muitas respostas
foram respondidas e esclarecidas e com esse debate surgiram reflexões coerentes, tais como:
“ O desejo de que com a
implantação do Gestar II , este proporcione uma melhoria significativa no que
diz respeito ao ensino-aprendizagem das citadas áreas, reforçando a
interdisciplinaridade entre elas.
Na segunda questão: em que
pode ajudar na formação do educador? Para o grupo , espera-se que o programa
gere aperfeiçoamento de novas habilidades e competências dos educadores,
melhorando a prática do ensino-aprendizagem.
Sobre as expectativas * Que
o Gestar possa oferecer ferramentas viáveis na perspectiva da correção dos
problemas oriundos da ausência de formação adequada tendo como principal
pressuposto corrigir tais falhas.
*A buscar, identificar e
reconhecer novas ferramentas didáticas para
auxiliar no processo de aprendizagem.
* Possibilitar a ampliação do
conhecimento, mais eficiência, eficácia na prática pedagógica e
consequentemente melhoria na prática pedagógica.
*Contribuir para a
qualificação profissional nas estratégias de ensino aprendizagem.
E assim nasceu o Gestar em
Saloá na perspectiva de contribuir com educação de forma concreta, iniciando
com as oficinas que ocorreram em dois encontros mensais que somem 12 horas
presenciais mais o tempo de estudo individual.
Os frutos serão ao longo do
processo, pois sabemos que não existe receita pronta, mas a proposta de repensarmos e reelaborarmos nossa
prática em sala de aula para além dela. E assim termos a consciência de ter
contribuído para uma aquisição do conhecimento onde o aluno desenvolva o prazer
de aprender a aprender.
Abraços a todos professora Marissônia Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário