sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Gestar II- Ferramenta de ação-reflexão ??!!!


“ ... aprendi muito de Matemática, mas sobretudo de humanidade.”                                    Ubiratan D’Ambrosio



 É partindo dessa citação que inicio a adesão a proposta da Formação Continuada do Gestar II; porque um professor deixa sua semana de recesso, viaja quase 6 horas para estudar ? E eu lhe respondo: pela possibilidade de tornar, colaborar ,disseminar a ideia de que é possível trabalhar a matemática de forma contextualizada e significativa e foi assim que aderimos a proposta e incentivadas pela secretaria de educação , passamos de 22 a 26 de julho de 2013 estudando e refletindo sobre matemática e ao voltarmos pra nossa cidade participamos da abertura do II semestre, fazendo a Aula Inaugural do Gestar II no dia 01/02 de agosto na cidade de Saloá-PE estivemos reunidos direção, coordenação, professores de todas as áreas do 6º ao 9º anos e demais membros que compõe a comunidade escolar, das escolas municipais São Vicente e Manoel Tiago Mendes , ambas atendem ao ensino fundamental I e II  e a este grupo foi feita a apresentação do Programa de Formação Continuada  em Serviço - Gestar II
            No primeiro momento foi apresentado no data show como Gestar vem colaborar com o processo de ensino aprendizagem e a seguir todos foram convocados para uma leitura partilhada do Guia Geral e intercalado a essa leitura o grupo respondia aos questionamentos feitos por esse material ,foi muito interessante que após os questionamentos, curiosidades e criticas feitas por alguns , logo em seguida continuando a leitura vimos que muitas respostas foram respondidas e esclarecidas e com esse debate surgiram reflexões coerentes,  tais como:
“ O desejo de que com a implantação do Gestar II , este proporcione uma melhoria significativa no que diz respeito ao ensino-aprendizagem das citadas áreas, reforçando a interdisciplinaridade entre elas.
Na segunda questão: em que pode ajudar na formação do educador? Para o grupo , espera-se que o programa gere aperfeiçoamento de novas habilidades e competências dos educadores, melhorando a prática do ensino-aprendizagem.
Sobre as expectativas  *  Que o Gestar possa oferecer ferramentas viáveis na perspectiva da correção dos problemas oriundos da ausência de formação adequada tendo como principal pressuposto corrigir tais falhas.
*A buscar, identificar e reconhecer novas ferramentas didáticas para  auxiliar no processo de aprendizagem.
* Possibilitar a ampliação do conhecimento, mais eficiência, eficácia na prática pedagógica e consequentemente melhoria na prática pedagógica.
*Contribuir para a qualificação profissional nas estratégias de ensino aprendizagem.
E assim nasceu o Gestar em Saloá na perspectiva de contribuir com educação de forma concreta, iniciando com as oficinas que ocorreram em dois encontros mensais que somem 12 horas presenciais mais o tempo de estudo individual.

Os frutos serão ao longo do processo, pois sabemos que não existe receita pronta, mas a  proposta de repensarmos e reelaborarmos nossa prática em sala de aula para além dela. E assim termos a consciência de ter contribuído para uma aquisição do conhecimento onde o aluno desenvolva o prazer de aprender a aprender.
Abraços a todos professora Marissônia Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário